O que fazer em Bolzano

Bolzano é a capital da província autônoma de Alto Ádige (também chamada de Bolzano ou Tirol do Sul). Situada em um vale no meio de colinas ricas em vinhedos, é praticamente a porta de entrada para a cordilheira das Dolomitas, nos Alpes Italianos.

A província do Alto Ádige está localizada no norte extremo da Itália, na região do Trentino Alto-Ádige, que faz fronteira com a Áustria e a Suíça. As principais cidades da região são Bolzano e Trento.

Está região está possui cenários espetaculares e é considerada uma das que possui a melhor qualidade de vida da Itália. Além disso, ela dispõe de diversos lugares imperdíveis para uma visita, como: Canazei, Santa Maddalena e Alta Badia, que são locais bucólicos que parecem que pararam no tempo.

Curiosidades sobre a província de Bolzano

História, cultura e geografia

  • A província também é conhecida por Alto Ádige ou Tirol do sul.
  • Antes da unificação da Itália, a região era administrada pelo Império Austro-Húngaro. Sendo assim, o idioma e a cultura predominante no local são de tradições germânicas. Cerca de somente 1/4 da população fala italiano.
  • Ainda existe uma polêmica pelo fato de Bolzano pertencer à Itália: Sendo assim, os italianos não costumam considerar que Bolzano está localizada na Itália e, por outro lado, os moradores da região também ignoram o fato de pertencer ao país italiano.
  • Pelo fato da cultura e tradições serem germânicas, a língua oficial falada na província, é o alemão. Moradores e comerciantes aceitarem que turistas se comuniquem em italiano. Entretanto, os nativos da região se comunicam em alemão.
  • Em alemão, a província é conhecida como Bozen ou Südtirol.
  • Os principais pontos turísticos, monumentos e ruas são informados em dois idiomas: o alemão e o italiano. Assim como Bolzano/Bozen, você vai encontrar Piazza Walther/Waltherplatz, Piazza delle Erbe/Obstplatz, Merano/Meran, Dolomiti/Dolomiten e assim por diante.
  • A principal estação de trem da cidade de Bolzano é Bolzano\Bozen e está localizada na Piazza della Stazione\Bahnhofsplatz, a 5 minutos da Piazza Walther\Waltherplatz, que é a principal praça da cidade.

Economia

  • A cidade de Bolzano possui economia baseada no comércio e na indústria.
  • É uma das mais ricas e desenvolvidas da Itália. Além disso, possui uma das melhores qualidades de vida, é considerada uma das melhores para se morar na Itália. Entretanto, o custo de vida é alto, mas, os salários também são.

O que comer em Bolzano

  • A cultura alemã passou forte pela região: os destaques ficam para a cerveja e pratos com base em carne de porco e batata. Entretanto, não significa que o vinho e massa saem de vez. Você pode harmonizar um vinho com uma carne de porco ou fazer outras combinações gastronômicas entre as culturas italianas e germânicas.

Onde se hospedar

Em Bolzano, você vai encontrar, na maioria, hotéis 3 estrelas com preço médio de 800 reais, durante o ano. Entretanto, é possível encontrar acomodações mais em conta em qualquer período do ano. Sendo assim, se encontrar um hotel com bom preço no centro histórico, reserve logo.

Estivemos em viagem a Bolzano em novembro de 2018 e reservamos um bom hotel no centro histórico, por R$ 350, a diária. Então, a dica é ficar de olho nos preços desde cedo.

Booking.com Booking.com

Principais pontos turísticos da capital e região

Entretanto, para quem deseja conhecer melhor a região, é ideal ficar em Bolzano por mais de dois dias. Um dia para conhecer a cidade e outros dias para explorar a região.

Visitar a cidade Bolzano é muito fácil, pois o centro não é muito grande e você pode andar em torno de tudo isso em um dia. Além disso, o ambiente da cidade é muito descontraído, arrumado e tranquilo, o local é perfeito também para aqueles que viajam com crianças, principalmente durante o período dos mercadinhos de Natal.

Piazza Walther / Waltherplatz

Praça principal da cidade de Bolzano, localizada em frente à Catedral da cidade Bolzano, é porta de entrada para o centro histórico da cidade.

curiosidades sobre Bolzano

Piazza delle Erbe / Orbst

Uma bela praça, localizada no centro histórico da cidade onde está a fonte de Netuno e onde é realizada a feira da cidade produtos típicos da região com bom preço, qualidade e variedade.

Via dei Portici / Laubengasse

Uma das principais ruas da cidade de Bolzano que reúnde desde grandes marcas aos autênticos produtos locais. Ideal para comprar, você vai encontrar lojas, restaurantes, cafés, flores, além de pessoas gentis e simpáticas.

Soprabolzano

De Bolzano, a 262 metros, você pode seguir para Soprabolzano a 1221 metros de altitude. O passeio se dá através de um teleférico muito confortável, a Funivia de Renon. O passeio dura cerca de 12 minutos e, durante o percurso, você vê a cidade de Bolzano do alto, que é lindíssima.

Chegando ao topo, você se depara com a cidade de Soprabolzano. Uma pequena cidade, típica de interior. Você vai encontrar lojas, feiras de rua e restaurantes.

Em Soprabolzano, você também pode pegar a Ferrovia de Renon e seguir para ver as Pirâmides de Terra, um dos principais pontos procurados por turistas.

A dica é adquirir o Renon Card de um dia, que dá direito ao teleférico e ao passeio de trem.

Mais destaques sobre a província de Bolzano

  • As principais cidades da província de Bolzano são: Bolzano e Merano.
  • A província fica localizada na área das Dolomitas, uma cadeia montanhosa dos Alpes orientais no norte da Itália. Além de Bolzano, a área dolomítica também ocupa parte da região do Vêneto. Além do Alto Ádige, a cadeia de montanhas se estende pelas por Trento, Údine, Pordenone e Belluno, onde constitui sua parte mais relevante.
  • Principais destinos nas proximidades da região estão localizados no norte da Itália: Milão, Verona e Veneza.
  • O mercado de Natal da cidade Bolzano funciona, normalmente, de 22 de novembro a 6 de janeiro.
  • Mercados de Natal na região do Trentino-Alto Ádige, além de Bolzano (capital): Merano, Ortisei, Trento, Braies, entre outras cidades.

Você também pode gostar…

(1) Comentário

  1. Canazei: turismo nos Alpes Dolomitas | O melhor da Itália

    […] habitantes, o território de Canazei é limitado pela província de Belluno, na parte leste, e pelo município de Bolzano, na região ao […]

Comentários estão encerrado.