O que fazer em Napoli: principais atrações turísticas

A cidade de Napoli é uma das mais tradicionais da Itália. Entretanto, ela não costuma ser uma cidade para o turista comum. Mas, pode ser um base de apoio para passeios em cidades como Pompéia e a Costa Amalfitana: Positano, Amalfi e Atrani, além de passeios em Capri ou Sorrento, localizadas ao sul. Além disso, por outro lado, é possível fazer um bate-volta de Roma até Napoli e aproveitar um dia.

Napoli é uma cidade populosa, com trânsito pesado e, por certas vezes, caótico. Mas, se hospedar em Napoli pode ser ideal para apreciar sua cultura, história e gastronomia.


A cidade de Napoli possui uma vasta rede de hospedagem. Se você procura conforto, irá encontrar os melhores hotéis na região de Chiaia. Porém, se você procura economizar em sua viagem, um B&B perto do centro histórico pode ser o ideal, principalmente para curtas estadias.

Além disso, Corso Umberto I costuma ser o lugar de melhor custo x benefício. Ela é a principal via de Napoli, por onde passam a maioria dos transportes públicos como trem e metrô. Ademais, ao visar o deslocamento pela cidade, pode ser uma boa se hospedar em hotéis nas proximidades. Outra local ideal para hospedagem é nas adjacências da beira do mar, onde é possível obter uma bela vista do Mediterrâneo e do Vesúvio.

 

Onde comer em Napoli

Uma das principais dicas gastronômicas de Napoli é a famosa L’Antica Pizzeria “da Michele”, do filme Comer, Rezar, Amar, estrelado por Julia Roberts e outros filmes da Sophia Loren. Entretanto, em Napoli, assim como em toda a Itália, a gastronomia também tem seu destaque. Além da tradicional pizza napoletana, você vai encontrar diversos outros pratos e doces, uma perdição em delícias.

Mas, na Pizzeria da Michele, você vai ter que esperar para conseguir um lugar para experimentar aquela que é a mais famosa pizza de Napoli. Você chega, pega a senha e a fila anda rápido. Vale cada minuto de espera. Além disso, o preço é ótimo, variando entre 4 e 5 euros, para as pizzas individuais.


Ticket e tours em Napoli

Nápoles: visita ao centro histórico e à Capela Sansevero

Prepare-se para ser cativado pela magia de Nápoles e seu patrimônio cultural único, em uma experiência que deixará uma lembrança memorável de sua estadia. Bem-vindo a Nápoles!


Excursão de 1 Dia à Costa Amalfitana Saindo de Nápoles

Prepare-se para ser cativado pela magia de Nápoles e seu patrimônio cultural único, em uma experiência que deixará uma lembrança memorável de sua estadia. Bem-vindo a Nápoles!


Pompéia: excursão de meio dia saindo de Napoli

Visite Pompéia, um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo. A próspera cidade, congelada no tempo, é uma experiência singular e uma aventura inesquecível.


Mais passeios em Napoli e arredores

Pontos turísticos de Napoli

Lungomare di Napoli

É um local com uma vista maravilhosa, impagável. Ideal para realizar uma caminhada à beira mar e apreciar a paisagem com vista do Vesúvio.

O Lungomare di Napoli está entre as atividades mais relaxantes e sugestivas a fazer na cidade. O local é um dos lugares mais queridos e frequentados por moradores e turistas, além de ser constantemente animado por eventos e manifestações de todo tipo, mas também pelos muitos bares, restaurantes e pizzarias que se sucedem ao longo do caminho.

Este passeio é um percurso de cerca de 3 km que se estende ao longo do mar e parte de Santa Lucia, desde a Via Nazario Sauro, e chega a Mergellina, onde termina a Via Caracciolo, ao longo de uma das mais belas “vistas” do mundo, capaz de fascinar turistas, mas também os próprios habitantes que lotam o belo passeio ao longo do ano.


Piazza del Plebiscito

A Piazza del Plebiscito é a maior praça e um dos cartões-postais de Napoli. Ela também chama a atenção pela configuração do espaço: em uma extremidade, um semicírculo com pórticos, onde está situada a Basílica São Francisco de Paula. No entanto, na outra na outra extremidade, ela se apresenta de forma reta. É onde está situado o Palazzo Reale, projetado por Domenico Fontana.

Nas laterais da praça, temos o Palazzo della Prefettura em um lado e no outro, o Palazzo Salerno, ambos com fachadas bem parecidas. Ademais, todas construções chamam a atenção pelas características de suas fachadas e, também, pela grandeza predial e importância histórica. A basílica, que domina a praça chama a atenção, principalmente, por causa da cúpula.

Localizado entre entre a Via Toledo e o Golfo de Nápoles, o local é bem movimentado. Pela Cesare Consolio, é possível avistar o golfo e ao fundo uma das encostas do Vesúvio. Assim, vale pena fazer uma parada na praça e admirar a beleza arquitetônica ao seu redor.

A praça fica próxima a Galleria Umberto I e ao Teatro San Carlo.


Galleria Umberto I

A Galleria Umberto está bem integrada ao centro histórico da cidade de Napoli. É muito bonita e bem projetada arquitetonicamente. A galeria impressiona pelo teto de vidro e pelos pavimentos com desenho em mosaico. Além disso, ela fica localizada em uma área movimentada de turistas e perto das principais atrações.

Inaugurada em 1891, a galeria é parecida com a Galleria Vittorio Emanuele II, em Milão, que é superior em termos de beleza e estabelecimentos comerciais. A galeria napoletana é mais simples, sem o glamour que a milanesa possui. Apesar disso, também é interessante visitá-la, pela proximidade de atrações turísticas da cidade.


Quartieri Spagnoli

O Quartieri Spagnoli é um bairro com a cara de Napoli. Ruas estreitas, muitos santuários e crianças a jogar bola; mulheres com compras, roupas penduradas nas janelas e as tradicionais vespas (lambretas) sempre presentes. Além disso, também é um bairro onde você vai encontrar os melhores restaurantes da cidade.


Via dei Tribunali

Assim como o Quartieri Spagnoli, a Via dei Tribunali respira os ares de Napoli com suas ruas estreitas, escuras e movimentadas. Entretanto, o destaque fica para a arquitetura de suas construções, além do comercio local e o estilo de vida de seus moradores, como por exemplo as roupas penduradas. É onde se sente o pulsar de Napoli com muita alma, um lugar que parou no tempo. Você vai encontrar diversos restaurantes e lojas de lembrancinhas.


Cappella Sansevero

É uma pequena capela, famosa pelos detalhes da escultura do “Cristo Velato” (1750), de autoria de Giuseppe Sanmartino. Além disso, é um lugar imperdível para os amantes de escultura. No entanto, é ideal chegar cedo, por volta de 9h da manhã, para evitar a fila. O local é cheio de simbolismo e conta com obras únicas em mármore com efeitos de véus, considerada uma das esculturas mais belas já feitas. 

Ademais, você também vai encontrar muitas obras de estilo barroco, um piso ornamental e uma exposição anatômica de esqueleto com artérias e veias. Não é possível tirar fotos.


Piazza del Gesù Novo

Localizada em uma linda área em Nápoles, distante da cidade velha. É uma das principais praças de Nápoles com o Monastério de Santa Clara ao lado que compreende o Monastério, a Igreja e o Convento. A praça é movimentada e cheia de pessoas circulando.


Chiesa di Santa Caterina a Formiello

É uma bonita igreja, relativamente perto da estação central. De certa forma simples em sua fachada, e um interior surpreendente, com muitas pinturas belíssimas.


Castelos em Napoli

Castel dell’Ovo

O Castel dell’Ovo é o mais antigo de Napoli. Ele está localizado na costa, nas proximidades do centro da cidade. Grandioso, com presença marcante no Golfo de Napoli, sendo visível de boa parte da cidade. É um castelo medieval bem característico da época que oferece vistas espetaculares da parte alta da cidade, do golfo e do Monte Vesúvio. A visitação a este monumento é gratuita. Imperdível.

No interior do Castel dell’Ovo, aberto ao público, encontra-se a prestigiosa Sala Italia, com o seu teto abobadado, o da Sereia, completamente escavado no tufo, a caverna de Virgil (um grande salão ligado a duas salas menores), a Sala della Compagna, localizada na parte mais alta da fortaleza, a Saletta Megaride e a Saletta delle Carceri. Também pode ser usado para conferências, reuniões e reuniões de negócios.

No entanto, dos terraços do castelo também se pode admirar uma encantadora vista do golfo que oferece um panorama único da cidade: o Ramaglietto, a Terrazza dei Cannoni, o Loggiato Ovest (terraço com vista para o mar) e o Loggiato Est (ocupa parte da igreja de San Pietro construída pelos monges de San Basilio) completam esta esplêndida fortaleza.

Napoli em fotos

Castel Nuovo

O Castel Nuovo é um dos principais cartões-postais de Napoli. Possui torres cilíndricas e um arco triunfal, cheio de relevos decorativos na entrada e abriga um museu com obras de arte italianas. Muitos eventos são realizados nesse sempre movimentado castelo-forte do século XIII que fica à beira da baía de Napoli.


Castel Sant’Elmo

É um forte, com origem datada do século X. A construção fica em cima de uma das colinas costeiras mais altas da região. Possui uma vista de quase 360 graus de toda cidade, do golfo, além das ilhas de Ischia, Procida e Capri. Ademais, no horário da tarde, é um ótimo lugar para ver o por do sol nos meses em que o forte ainda está aberto nesta hora.

Sobre uma igreja foi edificada uma torre normanda e depois o castelo. Sua história conta que foi sempre a fortificação mais importante das dinastias reais europeias Anjou, dos aragoneses e da casa dos Bourbons. Contudo, também serviu como prisão, durante diversos anos.