Home > Roma > Roma Pass: evitando filas em atrações turísticas

Roma Pass: evitando filas em atrações turísticas

roma pass

O Roma Pass é um bilhete integrado que dá direito de visitar, sem enfrentar filas, algumas das principais atrações turísticas de Roma. Além disso, ele também serve para utilizar o transporte público, pelo tempo da validade.

Ele é ideal para quem está indo a Roma pela primeira vez. Com o Roma Pass, você consegue visitar até duas atrações turísticas (dois museus ou dois sítios arqueológicos) sem pagar mais nada. Ademais, ainda tem direito a um desconto de 20%, a partir da segunda ou terceira atração visitada, dependendo da opção de Roma Pass adquirida.

Cobertura do Roma Pass

  • Anfiteatro Flavio (Coliseu, Foro Romano e Palatino)
  • Museu e Galleria Borghese
  • Museu Capitolino
  • Museo Nazionale di Castel Sant’Angelo
  • entre outras atrações turísticas, que podem ser consultadas na tabela oficial.

No entanto, infelizmente, as atrações turísticas do Vaticano não estão cobertas pelo Roma Pass. Você deve adquirir o ingresso ou realizar as reservas, individualmente.

Validade do Roma Pass

  • Roma Pass de 2 dias (28 euros) – direito a visitar gratuitamente uma atração e descontos a partir da segunda atração.
  • Roma Pass de 3 dias (36 euros) – direito a visitar gratuitamente duas atrações e descontos a partir da terceira atração.

Sendo assim, se você escolher a primeira opção, você poderá visitar o Coliseu, sem pagar mais nada. Além disso, o complexo do Coliseu também inclui o Foro Romano e Palatino. São 3 opções em 1.

Contudo, se você adquirir o passe de 3 dias, poder visitar também o Museu e Galleria Borghese, que é uma das atrações mais requisitadas, cobertas pelo Roma Pass.

Pontos de venda

O Roma Pass pode ser comprado logo na sua chegada a Roma. Os principais pontos de venda estão localizados nas estações Roma Termini e Roma Tiburtina. No entanto, também é possível comprar nas principais estações espalhadas pela Itália ou pelo site oficial e escolher o local de retirada.

Em nossas viagens a Roma, compramos o passe direto no balcão de informações turísticas, no primeiro piso do Roma Termini.

Vale a pena utilizar o Roma Pass?

Considerando que o passe de 3 dias vale 36 euros e, ainda, as astrações cobertas pelo Roma Pass, vamos aos seguintes cálculos, se os bilhetes fosse comprados individualmente:

Sendo assim, sem o Roma Pass, você gastaria €48 em 3 dias. Portanto, com o Roma Pass, você irá realizar uma economia de 9 euros. Além disso, você ainda conta com desconto em outras atrações turísticas.

Atrações cobertas pelo Roma Pass

Cobertura do Transporte Público

A cobertura do transporte público no Roma Pass é a mesma válida para os bilhetes de transporte.

Entretanto, ele deve ser convalidado na primeira viagem e poderá ser utilizado até a meia-noite do último dia de validade.

Por fim, o bilhete é válido dentro do território da capital de Roma, servindo para o transporte público local da ATAC (ônibus, tram e metro), Cotral e ferrovias regionais de trem (2ª classe da Trenitalia para as linhas de Roma até Lido, Giardinetti ou Viterbo).

Coliseu de Roma

Um pouco de história...

Construído na Roma Antiga, o Coliseu sempre foi visto por muitos anos como maior e mais famoso símbolo do Império Romano. Ele é um dos melhores exemplos da arquitetura daquela época, apesar de estar em ruínas, devido a terremotos e pilhagens.

O Coliseu Romano, também conhecido como Anfiteatro Flaviano ou Flávio, reuniu por séculos diversos combates entre gladiadores e caça a animais importados da África, em jogos que levavam o público ao delírio.

Durante a Idade Média, o mármore e o bronze de sua estrutura foram sendo saqueados aos poucos e usados para ornamentar igrejas e monumentos católicos. Peças de mármore do anfiteatro foram empregadas até na construção da famosa Basílica de São Pedro, no Vaticano.  

Hoje em dia, o monumento recebe cerca de 3 milhões de visitantes por ano e é palco da Via Sacra, realizada às Sextas-Feiras Santas, presidida pelo Papa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *