O Roma Pass é um bilhete integrado que dá direito de visitar, sem enfrentar filas, algumas das principais atrações turísticas de Roma. Além disso, ele também serve para utilizar o transporte público, pelo tempo da validade.
Ele é ideal para quem está indo a Roma pela primeira vez. Com o Roma Pass, você consegue visitar até duas atrações turísticas (dois museus ou dois sítios arqueológicos) sem pagar mais nada. Ademais, ainda tem direito a um desconto de 20%, a partir da segunda ou terceira atração visitada, dependendo da opção de Roma Pass adquirida.



Cobertura do Roma Pass
- Anfiteatro Flavio (Coliseu, Foro Romano e Palatino)
Museu e Galleria Borghese- Museu Capitolino
- Museo Nazionale di Castel Sant’Angelo
- entre outras atrações turísticas, que podem ser consultadas na tabela oficial.
No entanto, infelizmente, as atrações turísticas do Vaticano não estão cobertas pelo Roma Pass. Além disso, há pouco tempo, o Museu e a Galleria Borghese também saíram das atrações cobertas pelo Roma Pass. Você deve adquirir o ingresso ou realizar as reservas, individualmente.



Validade do Roma Pass
- Roma Pass de 2 dias (28 euros) – direito a visitar gratuitamente uma atração e descontos a partir da segunda atração.
- Roma Pass de 3 dias (36 euros) – direito a visitar gratuitamente duas atrações e descontos a partir da terceira atração.
Sendo assim, se você escolher a primeira opção, você poderá visitar o Coliseu, sem pagar mais nada. Além disso, o complexo do Coliseu também inclui o Foro Romano e Palatino. São 3 opções em 1.
Contudo, se você adquirir o passe de 3 dias, poder visitar também o Museu e Galleria Borghese, que é uma das atrações mais requisitadas, cobertas pelo Roma Pass.



Pontos de venda
O Roma Pass pode ser comprado logo na sua chegada a Roma. Os principais pontos de venda estão localizados nas estações Roma Termini e Roma Tiburtina. No entanto, também é possível comprar nas principais estações espalhadas pela Itália ou pelo site oficial e escolher o local de retirada.
Em nossas viagens a Roma, compramos o passe direto no balcão de informações turísticas, no primeiro piso do Roma Termini.



Vale a pena utilizar o Roma Pass?
Considerando que o passe de 3 dias vale 36 euros e, ainda, as astrações cobertas pelo Roma Pass, vamos aos seguintes cálculos, se os bilhetes fosse comprados individualmente:
- Coliseu, Foro Romano e Palatino (atração mais visitada) — 12 euros;
- Museu e Galeria Borghese (atração mais cara) — 18 euros;
- Bilhete para o transporte válido por 72 horas — 18 euros.
Sendo assim, sem o Roma Pass, você gastaria €48 em 3 dias. Portanto, com o Roma Pass, você irá realizar uma economia de 9 euros. Além disso, você ainda conta com desconto em outras atrações turísticas.
Consulte aqui na tabela de descontos do site oficial.



Cobertura do Transporte Público
A cobertura do transporte público no Roma Pass é a mesma válida para os bilhetes de transporte.
Entretanto, ele deve ser convalidado na primeira viagem e poderá ser utilizado até a meia-noite do último dia de validade.
Por fim, o bilhete é válido dentro do território da capital de Roma, servindo para o transporte público local da ATAC (ônibus, tram e metro), Cotral e ferrovias regionais de trem (2ª classe da Trenitalia para as linhas de Roma até Lido, Giardinetti ou Viterbo).



Coliseu de Roma
Construído na Roma Antiga, o Coliseu sempre foi visto por muitos anos como maior e mais famoso símbolo do Império Romano. Ele é um dos melhores exemplos da arquitetura daquela época, apesar de estar em ruínas, devido a terremotos e pilhagens.
O Coliseu Romano, também conhecido como Anfiteatro Flaviano ou Flávio, reuniu por séculos diversos combates entre gladiadores e caça a animais importados da África, em jogos que levavam o público ao delírio.
Durante a Idade Média, o mármore e o bronze de sua estrutura foram sendo saqueados aos poucos e usados para ornamentar igrejas e monumentos católicos. Peças de mármore do anfiteatro foram empregadas até na construção da famosa Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Hoje em dia, o monumento recebe cerca de 3 milhões de visitantes por ano e é palco da Via Sacra, realizada às Sextas-Feiras Santas, presidida pelo Papa.


