Siena: principais pontos turísticos

A cidade de Siena está localizada na região da Toscana. A cidade possui ruas estreitas, construções medievais e impressiona por sua conservação.

Siena preserva sua história, sua arte e suas tradições ao longo dos anos. A cidade de Siena possui uma atmosfera que, imediatamente, nos remete à épocas muito distantes.

É possível visitar as principais atrações turísticas em um dia. Entretanto, o ideal são dois ou mais dias. Caso não tenha muitos dias em sua viagem, verifique a possibilidade de fazer passeios mais demorados em uma próxima vez.

A 74km de Florença, Siena está localizada na parte central da Toscana. A cidade possui um fabuloso centro histórico. Foi construída no alto de colinas e cercada por antigas muralhas. Siena é uma das cidades que não podem em um roteiro de viagem pela Toscana.

Assim como Florença, Siena é um museu a céu aberto. Também rica em arquitetura, cultura, artes e história. É uma cidade ideal para ser explorada, caminhando por suas ruas e praças. Se você pretende se hospedar em Siena, é ideal encontrar um hotel no centro histórico ou nas proximidades.

Dicas de hospedagem em Siena

Se você busca explorar Siena, o melhor local para se hospedar em Siena é, sem dúvida, no centro histórico. Entretanto, como a Siena está localizada em uma colina, a estação de trem da cidade fica na parte de baixo. São uns 20 minutos a pé ou você pode pegar um ônibus que te deixará nas proximodades do centro.

Porém, se estriver de carro, lembre-se que Siena é uma cidade medieval e você deve estacionar o carro em algum estacionamento nas proximidades do centro histórico.

Clique aqui para reservar os principais hotéis em Siena

Onde comer em Siena

Uma das principais perguntas dos turistas que chegam a Siena é onde comer com melhor custo-benefício. Além disso, a maioria procura experimentar o que de melhor se produz na gastronomia local.

Em Siena, você também vai encontrar diversas enotecas, pizzarias e trattorias que servem o melhor da culinária Toscana.

Il Pomodorino

Il Pomodorino é uma das pizzarias mais tradicionais em Siena. Bem movimentado, posui uma vista privilegiada da cidade de Siena. Ideal para quem não está na cidade em um bate-volta ou em um passeio de um dia.

O restaurante possui grande variedade de sabores entre pizzas vermelhas e brancas, ingredientes frescos e de qualidade. A dica é experimentar a Pizza Regina, em homenagem à Rainha Margarida. É uma pizza com muçarela de búfala, manjericão fresco e molho de tomate, muito saborosa e bem rechada.

Para saborear sua pizza, procure sentar-se nas mesas que ficam no lado de fora. Aprecie também uma taça de Chianti e curta a maravilhosa vista da cidade de Siena.

Principais pontos turísticos de Siena

Piazza del Campo

Com os primeiros documentos datados de 1169, a praça foi construída pelo governo de Siena para mostrar a imponência da cidade. Além disso, a praça possui formato de leque e é inclinada como um anfiteatro grego.

A Piazza del Campo é um dos mais procurados pontos turísticos da cidade. A praça é sede dos principais eventos de Siena, tendo como destaque o Pálio de Siena.

Ademais, a Piazza del Campo reúne alguns dos mais importantes monumentos da cidade como a Torre del Mangia, o Palazzo Pubblico e a Fonte Gaia. A praça também possui vários restaurantes que colocam suas mesas ao redor da praça.

Palio de Siena

O Palio de Siena é uma corrida de cavalos que ocorre na Piazza del Campo desde 1644. Sendo assim, é considerado uma tradição medieval da cidade.

O Palio acontece duas vezes ao ano. Em 2 de julho, Palio de Provenzano, é em homenagem a Madonna di Provenzano. No entanto, em 16 de agosto, é realizado o Palio da Assunta, que homenageia Madonna Assunta. 

O evento é organizado pelos próprios moradores de Siena e atravessou épocas. Portanto, é um acontecimento secular, que sobrevive até os dias de hoje. Apesar de não ser, exatamente, um evento turístico, o Palio de Siena tem atraído, cada vez mais, turistas de várias partes do mundo.

Palazzo Pubblico, a Torre del Mangia e o Museo Civico

Palazzo Pubblico

Localizado na Piazza del Campo, o Palazzo Pubblico possui arquitetura medieval italiana com influência gótica. Foi construído no início do século XIII e, durante um longo tempo, foi sede do governo de Siena.

Também conhecido como Palazzo Comunale, foi construído entre 1297 e 1310, durante o Conselho dos Nove (9 representantes do povo, eleitos da classe média). Hoje em dia, o Palazzo Pubblico abriga a câmara municipal de Siena, além do Museo Civico. Ademais, a Torre del Mangia também faz parte do edifício histórico.

Museo Civico

Localizado no primeiro andar do Palazzo Pubblico, o Museo Civico é uma das atrações imperdíveis em Siena. Abriga afrescos de valor inestimável. Contudo, o museu possui uma impressionante coleção de obras de arte e um guia importante através da história da cidade.

Os principais destaques ficam para “Gli effetti del buon governo in città e in campagna” e “L’allegoria e gli effetti del cattivo governo”, obras de Ambrogio Lorenzetti. Além disso, também encontrará obras de Simone Martini (“Maestà” e “Guidoriccio”), Duccio di Buoninsegna, Tadeo di Bartolo, entre outros.

Quase todas as salas principais contêm afrescos que, curiosamente, foram considerados incomuns para a época. Foram encomendados pelo corpo governamental da cidade ao invés da Igreja Católica ou de alguma irmandade religiosa.

Torre del Mangia

A Torre del Mangia foi construída entre 20 e 50 anos após. Ela possui 102 metros de altura e é uma das mais altas torres medievais da Europa.

A subida na torre pode ser íngreme e cansativa, por causa de seus 400 degraus estreitos e seu o teto baixo. Entretanto, ao chegar ao topo, a subida é recompensada com vista da cidade. No entanto, não é um passeio recomendado para pessoas com dificuldade de locomoção ou que sofram de claustrofobia.

O ingresso para subida à torre pode ser comprado no hall de entrada do monumento. O preço custa 10 euros. Mas, você pode comprar o ingresso combinado para visitar o Palazzo Pubblico, a Torre e a Santa Maria della Scala (por 20 euros).

Catedral de Siena

O Duomo de Siena, Catedral de Santa Maria Assunta, é uma das atrações mais visitadas na cidade. Ela foi construída entre 1220 e 1370, sendo um dos principais exemplos da arquitetura românica-gótica da Toscana.

Em seu interior, ela guarda diversos “tesouros” da arte de diferentes épocas: gótica, renascentista, barroca, representados por artistas de grande importância para a história. Para muitos, a Catedral de Siena possui um dos mais espetaculares interiores entre as catedrais famosas na Toscana, entre elas, as de Florença e Pisa.

Catedral de Siena

Biblioteca Piccolomini

A biblioteca Piccolomini também faz parte do complexo do Duomo e oferece aos visitantes diversas obras de arte. Entre elas, os afrescos pintados por Pinturicchio e seus seguidores no início do século XVI. É um lugar belíssimo, pela riqueza das cores. Além disso, é um lugar muito conservado, como se tivesse sido restaurado recentemente.

Museu dell’Opera

A biblioteca Piccolomini também faz parte do complexo do Duomo e oferece aos visitantes diversas obras de arte. Entre elas, os afrescos pintados por Pinturicchio e seus seguidores no início do século XVI. É um lugar belíssimo, pela riqueza das cores. Além disso, é um lugar muito conservado, como se tivesse sido restaurado recentemente.

Visitando o Duomo e outros monumentos

Como visitar o Duomo de Siena
Para visitar a Catedral, é ideal utilizar o passe combinado “OPA SI Pass“. O passe pode ser comprado diretamente no site oficial da Opera Duomo. Além disso, você também pode verificar no link, o horário e os dias de funcionamento dos monumentos.

O OPA SI Pass é a versão “all inclusive” e custa de 9 a 14 euros, dependendo da época. O bilhete dá direito a entrada no Duomo e no Museu dell’Opera, além do Batistério, da Cripta e do Oratorio de San Bernadino (atração anexa à outra igreja, a de “San Francesco).  Entretanto, também é possível comprar o ingresso individual, para visitação de cada monumento desejado.

Centro Histórico

Andar pelo centro histórico é como voltar no tempo. A cidade é belíssima e impressiona por sua conservação. Cercada por antigas muralhas, Siena possui uma arquitetura singular, uma mistura de medieval com renascentista. Portanto, é fascinante andar e explorar suas ruas, vielas, ladeiras, igrejas e monumentos.

Ademais, em sua caminhada pelo centro histórico, você vai encontrar diversos tipos de comércio. Desde lojas de souvenires e cerâmicas típicas da Toscana, pasticcerias, trattorias, cantinas, casas de massas e macellarias, além de vinhos típicos da região.

Toscana com base em Florença e Siena

Roteiro na Toscana de 7 dias em 10 cidades
Florença é a capital da região da Toscana, uma das mais famosas da Itália. Então, para quem está planejando viajar por esta região, indicamos um roteiro de 7 dias em 10 cidades, com base em Florença e Siena. Você pode reservar dois dias para visitar Florença, além de um dia para visitar Pisa e Lucca.

Por fim, dias restantes, você poderá visitar diversas cidades medievais como Siena, Monteriggioni, San Gimignano e Arezzo, além de aproveitar aproveitar a Região dos Chianti, onde são produzidos os principais vinhos na Toscana.

Veja mais aqui

Você também pode gostar…

(1) Comentário

  1. Florence: main tourist attractions: what to see in Florence | Best of Italy

    […] the remaining days, you can visit Tuscany medieval cities. So, you need to book your hotel in Siena. Then, you will visit Monteriggioni, San Gimignano, and Arezzo, as well as enjoy the Chianti […]

Comentários estão encerrado.