A Sardenha e suas belas calas e praias

A Sardenha é considerada uma das mais belas ilhas do Mediterrâneo. A beleza de suas praias é conhecida em todo o mundo e dispensa comentários. Além disso, a região é considerada um dos melhores lugares da Europa para ir à praia.

No entanto, o título não é à toa: a costa da região possui aproximadamente 200 km de praias, falésias e enseadas escondidas. As praias do sul da Sardenha são aquelas que são historicamente menos visitadas, mais baratas que as do norte, mas igualmente belas. A costa oeste está entre as mais selvagens e a costa oriental tem algumas das mais bonitas enseadas.

Neste post, vamos falar das belas e remotas praias localizadas no Golfo de Orosei.

Tours e passeios na Sardenha

Onde se hospedar

A Sardenha possui hospedagens para todos os gostos. O turismo movimenta a ilha, principalmente entre o início da primavera e meados de novembro.

Mas, durante o verão, o clima é quente e atrai turistas de diversas partes da Europa, além de outros continentes. Desta forma, os preços sobem e fica mais difícil reservar. Portanto, verifique sua hospedagem com boa antecedência.

+Encontre hotel na Sardenha com descontos de até 50%

Cagliari: capital da Sardenha

A capital Cagliari é uma cidade rica em história. Deitada em sete colinas, ela parece se estender para cima. Além disso, possui casas coloridas e inclinadas e a Cidadela Fortificada, que parece tocar o céu. Deste modo, ao chegar ao topo da fortaleza é possível ter uma vista para o Mediterrâneo de tirar o fôlego.

No entanto, Cagliari é o destino perfeito para aqueles que desejam saborear lentamente o labirinto de ruas estreitas do centro histórico, além das praias, do mar, da arquitetura da cidade com vista para o Golfo dos Anjos, na costa sul da Sardenha.

+Encontre hotel em Cagliari com descontos de até 50%

Cala Mariolu

Localizada no golfo de Orosei, onde existem várias praias e grutas só acessíveis pelo mar. A Cala Mariolu está inserida neste contexto, com pedras em vez de areia e a água de um lindo azul transparente e rochas espalhadas pelo mar que possibilitam o mergulho. Esta cala fica em Baunei, município de Nuoro, na ilha da Sardegna.

No entanto, a praia é um paraíso, um daqueles lugares que você tem que ir antes de morrer. A areia é misturada com pedrinhas rosa redondas e as águas são claras. Ademais, o azul turquesa e a transparência da água produz efeitos indescritíveis.

Por outro lado, o acesso à Cala Mariolu é bem remoto. O penhasco que o rodeia atinge uma altura de 500 metros e tem vista para o mar tanto a norte como a sul. Por isso, a Cala Mariolu só acessível a partir da terra, apenas por uma trilha de trekking desafiadora para especialistas através da densa vegetação mediterrânica.

Por ser um lugar de acesso remoto, pouco acessível e bem preservado. É ideal contratar um dos passeios de barco para chegar até o local.

Mergulho em alto mar

Para quem gosta de praticar mergulho em alto mar, a Cala Mariolu é um habitat de várias espécies. A sua transparência e a beleza do fundo do mar são um convite para quem quer desfrutar deste tipo de atividade.

Cala Goritzè

A Cala Goritzè também está localizada em Baunei. Ela é considerada uma das calas mais selvagens do Mediterrâneo. Deste modo, o acesso é dificultado por trilhas íngremes e rochas.

A Cala Goloritzè é um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO. É possível chegar lá, pegando uma estrada que leva ao magnífico planalto do Golgo, depois saindo do carro e prosseguindo a pé com uma longa caminhada, mas de grande efeito cênico.

A Cala Goloritzè irá surpreendê-lo com a cor turquesa das águas, a cor branca dos seixos na praia, por seu arco natural que você pode nadar em segurança (navegação com motor é proibida). Além disso, é um local tranquilo, graças à proibição de pouso para os barcos.

Cala Luna

A Cala Luna é uma das maravilhas do Golfo de Orosei, bem como um símbolo da costa oriental da ilha da Sardenha. Cala Luna está localizada a meio caminho entre os territórios de Baunei e Dorgali e é caracterizada pela foz do rio Luna Codula. Além disso, a enseada é protegida por paredes íngremes de rocha que o enquadram e pontilhadas por grandes cavernas naturais sombreadas que oferecem abrigo do sol dos meses mais quentes. A praia dourada no meio da enseada mergulha em um mar azul cristalino.

É particularmente apreciada por aqueles que praticam a pesca submarina esportiva ou simplesmente querem mergulhar em suas águas.

A Cala Luna é a única que possui infraestrutura entre as outras da região, contendo um bar, banheiros e um ponto de refresco. Além disso, é caracterizada por ser uma praia de águas rasas, o que torna mais fácil para família com crianças.

A praia pode ser alcançada de barco por mar, mesmo com barcos partindo das marinas mais próximas (Cala Gonone, Santa Maria Navarrese e Arbatax).

Para os amantes de trekking, a praia pode ser alcançada através de um caminho difícil (adequado para verdadeiros especialistas) a partir de Cala Fuili (Dorgali) ou de Baunei.

Outras calas e praias

A Sardenha está recheada de calas e praias, sendo o ponto forte do turismo na região. A ilha é um destino de férias para muitos italianos, europeus e turistas vindos de outros países.

loração da beleza de suas praias. Conheça as principais dicas de onde se hospedar e o que fazer em um d

Além disso, a Sardenha é um paraíso para os amantes do mar e possui praias arenosas, além de praias secretas protegidas por amplas falésias. Algumas das praias mais bonitas e conhecidas são muito movimentadas na alta temporada. Outras, igualmente belas, no entanto, são pouco frequentadas mesmo no auge do verão e são encontradas nos trechos mais desvalorizados da costa da ilha, como o sudoeste da Sardenha.

Entre as mais belas e incríveis praias da ilha é o Vale da Lua, que está localizado em Santa Teresa di Gallura e que é considerado uma espécie de paraíso hippie na costa norte.

Além das praias já citadas, aqui estão algumas das praias que você não pode perder na Sardenha

  • Cala Coticcio
  •  Praia do Rosa (Budelli)
  •  La Pelosa
  •  Tuerredda
  •  Arutas
  •  Cala Brandinchi
  •  Scoglio di Peppino
  •  Solanas
  •  Cala Domestica
  •  Punta Molentis
  •  Su Giudeu
  •  Porto Giunco